Vall de Lord

Vall de Lord fica a pouco menos de duas horas da capital catalã sendo um lugar perfeito para passar o dia ou o fim de semana caso tenha tempo para explorar com mais calma a região.

O vale fica na região de Solsonès, nas proximidades de Sant Llorenç de Morunys, Coma y la Pedra e Guixers, sendo Sant Llorenç a cidade mais bonita e bem cuidada. O rio Cardener se encontra com o rio Aigua de Valls formando um lindo desenho em meio as montanhas. Ao final, temos a barragem Llosa del Cavall, umas das mais bonitas da Catalunha.

É possível realizar passeis tranquilos em meio a natureza por todo o vale. São várias as trilhas disponíveis e o melhor de tudo, muitas delas são fáceis e não requer muito preparo físico. Muitos caminhos passam por lindas igrejas de arquitetura românica típicas da Catalunha.

Nossa dica é visitar o Santuário de Lord que fica no topo da montanha Mola de Lord . As vistas lá de cima são lindíssimas. Você consegue avistar quase toda a Llosa del Cavall. A cor azul brilhante da água é incrível.

O santuário pertence ao município de Sant Llorenç de Morunys, ficando a apenas 17 minutos de carro. Ele é de fácil acesso pois tem uma estradinha pavimentada te leva até o estacionamento no pé do morro e de lá é só seguir a pé. São uns 30 minutos de subida, um tanto íngreme mas o esforço compensa pela vista que se tem lá do alto.

Santuário de Lord
Santuário de Lord

O santuário atual é do século XIX, mas seus primeiros vestígios datam do século X quando ainda era uma igreja eremita.

Programando a sua visita

Mais informações: Site oficial de turismo de Solsonès ( espanhol e inglês )


Aproveite para dar uma esticada até Cardona

O castelo de Cardona é a fortaleza medieval mais importante da Catalunha. Ele fica a apenas 90 km de Barcelona e uma das mais principais da Espanha.

Com arquitetura românica e gótica, umas de suas principais atrações é a torre de Minyona ( Torre da Donzela ) do século XI. Ela tem 15 metros de altura e do alto é possível ter uma visão 360 graus da linda região de Bages. Ela ficou conhecida como a torre da Donzela porque o visconde Ramon Folc contrário a relação amorosa da filha Adelás com o mouro do castelo de Maldà, deixou a jovem presa ali até sua morte uma ano depois.

O castelo foi construído no século 9 por Wifredo Veloso, figura importante por ter sido o último conde de Barcelona nomeado pela monarquia franca. Ele foi o primeiro a passar seu legado aos seus filhos criando o conceito de patrimônio. Os duques de Cardona eram tão ricos que chegaram a ser conhecidos como ” reis sem coroa “.

O claustro de estilo gótico, é um dos pontos mais charmosos do castelo. ele data do século XIV.

Interior da igreja de São Vicente

A colegiada de São Vicente também chama a atenção pelo estilo românico catalão. A igreja foi construída em 1940 e servia como capela do castelo. Hoje ela faz parte do caminho de Santiago de Compostela.

Cripta Capela das Relíquias

Abaixo da igreja, ainda é possível visitar na cripta conhecida como cripta das relíquias por ter guardado os restos mortais de São Sebastião, Santa Ursula e Santa Inês.

Como o castelo de Cardona fica no alto de uma colina o que proporciona vistas lindíssimas da vale. A primavera deixa o passeio ainda mais charmoso com as preciosas papoulas vermelhas.