Conhecer os lindos vilarejos da Catalunha é o nosso objetivo deste ano e Rupit não poderia faltar a nossa lista. Esta linda cidadezinha medieval é considerada por muitos, uma das belas e simpáticas que você vai encontrar nessa região da Espanha.

Vista de Rupit

Rupit tem pouco mais de 300 habitantes e fica na exuberante região de Collsacabra. Um fato interessante e um pouco confuso sobre esta pequena cidade é que ela forma parte de dois distintos núcleos urbanos mas que se juntaram para formar o município de Rupit y Pruit em 1977. A vizinha Pruit fica a 3 km de distância e é ainda menor, contando com apenas 100 habitates.

Na entrada de Rupit tem um estacionamento que custa apenas €3 a diária. Logo adiante, tem um centro de atenção turística onde você pode se informar melhor sobre as diversas atrações turísticas da região, assim como comprar um mapa da cidade por €0.20.

Cetro de atenção turística de Rupit

Para entrar na cidade, é preciso atravessar a famosa ponte suspensa. As vistas da ponte são impressionantes e o mais divertido ali é sentir aquele frio na barriga quando a ponte começa a balançar. Preste bem atenção pois o número máximo de pessoas permitado na ponte são 10 e só existe um fluxo de passagem.

Ponte suspensa de Rupit
Ponte suspensa de Rupit

Outra característica interessante da pequena Rupit, é que ela foi toda construída em cima de uma colina e todas as suas casas são de arquitetura românica com lindas ruas de pedras, muitas delas datam do século XVI – XVIII. Tudo é cuidado com muito esmero e a decoração feita com flores deixa cada cantinho ainda mais encantador.

Casas de pedra de Rupit
Casas de pedra de Rupit

Andando pelas ruas, também vimos algumas atrações bem peculiares. Esta padaria no centro histórico, vende um croissant recheado com chocolate de 1 kilo. Parece bem gostoso!

Croissant de chocolate de 1 kilo

A igreja de Sant Miquel de Rupit juntamente com a praça maior são os principais pontos turísticos da cidade e valem a pena. Não deixe de visitar o interior da igreja para observar o lindo retábulo barroco de Sant Esteve.

No alto verão, os cafés espalham suas mesas pelas calçadas deixando as praças ainda mais convidativas. Não deixe de aproveitar para tomar um café e observar o movimento.

Igreja de São Miguel

Rupit é cercada de natureza e nós não podíamos deixar de aproveitar e conhecer um pouquinho mais dessa região tão bonita. São várias as trilhas por ali e o melhor de tudo, são fáceis de percorrer. A principal delas é a Salt de Sallent que fica a penas 1,5 km. Este percurso é famoso ficar lotado de turistas durante o verão mas nós tivemos sorte e não encontramos muita gente no caminho. Na dúvida, informe-se antes de iniciar a caminhada e caso você pegue um dia lotado de gente, opte por outras trilhas.

Trilha de Rupit a caminho de Salt de Sallent

O Salt de Sallent, com 115 metros, é o mais alto da Catalunha e costuma ter uma vazão de água um pouco maior durante a época das chuvas. No verão, a queda não chega ser impressionante mas a vista da região compensa.

Salt del Sallent

O Salt de Sallent fica no Parque Natural de Collsacabra que reúne lindas vistas das montanhas. É um passeio muito agradável para toda a família e perfeito para ser realizado durante um fim de semana.

Área de proteção ambiental de Collsacabra
Rupit

Programando sua visita

Mais informações: Site oficial de turismo ( somente em espanhol )

Como chegar: 107 km de Barcelona. Siga sempre pela C-17 até chegar na C-153. O percurso é bem sinalizado e fácil de percorrer.

Rotas interessantes:

  • Salt de Sallent
  • Mirador del Silenci ( caminho entre Tavertet e Rupit )
  • Grog del Moli dels Murris
  • Rocallarga
  • Mina dels Bandolers

Onde comer: Hostel Estrella Rupit