A Catalunha oferece muito mais do que Barcelona e sua Sagrada Família, Casa Batló ou Las Ramblas. São muitas as opções que vão desde cidades históricas a regiões de montanhas perfeitas para uma caminhada junto à natureza. Um bom exemplo é o pequeno vilarejo a uma hora e meia da capital catalã chamado Tavertet.
Você sabe que está chegando em Tavertet quando sai da C-17 e pega a C-153 e a estrada começa a ficar mais sinuosa, mas mesmo assim super tranquila de dirigir. Para os mais ansiosos, no caminho já existem alguns mirantes com lindas vistas da região.
Na entrada da cidade tem um estacionamento que custa somente €2 com tempo ilimitado ( atenção: pagamento somente com moedas! ). Saindo do estacionamento há um centro de informação turística perfeito para coletar material sobre as opções de passeio pela região e um banheiro para fazer aquela parada estratégica antes de iniciar sua caminhada por uma das várias trilhas que a região oferece.
Além de ficar em cima de um penhasco, outra característica interessante da pequena Tavertet é que todas as suas casa são feitas de pedras com estilo bem rural comum da Catalunha. Vale ressaltar também que contam com somente 147 habitantes espalhados pelas 40 casinhas consideradas “bien de interés cultural” pelo governo catalão.
O ar campestre juntamente com as lindas flores que decoram as ruas de Tavertet dão um toque super especial a sua visita. Caminhar por entre as casas e finalizar com uma visita a igreja de São Cristóvão, toda construída com pedras, deixam o passeio super encantador e agradável. Esta charmosa igreja do século XI era originalmente de arquitetura românica. Ela contava com apenas uma nave, que posteriormente foi expandida com arcos góticos.
Depois de percorrer o vilarejo, uma boa pedida é admirar a paisagem do mirante que fica no final da rua principal, carrer de Mig. Tudo é bem sinalizado e fácil de navegar. Apesar de que se perder por aqui é tarefa quase que impossível. O mirante Can Xicou tem lindas vistas dos penhascos que cercam Tavertet. É impossível não ficar por ali fotografando de vários ângulos somente para depois constatar que as fotos não conseguem fazer jus a beleza do lugar.
Seguindo um pouco adiante pelo caminho que percorre os penhascos, a vista vai ficando ainda mais bonita com o Parque Natural de Les Guilleries ao fundo, juntamente com as montanhas de Montseny.
A caminhada até o mirante Del Castillo é tranquila e super fácil. São 3 km de percurso que você faz sem perceber o tempo passar. É possível completá-lo em 1 hora, mas nós levamos cerca de 1 hora e meia para chegar lá pois paramos várias vezes para fotografar os penhascos. Era simplesmente impossível seguir direto sem se distrair com as lindas paisagens e a natureza exuberante da região.
Ao chegar no mirante Del Castillo a paisagem fica ainda mais bela com a represa de Sau. As vistas são incríveis e o melhor de tudo é poder ficar por ali somente admirando a região sem ter que disputar espaço com outros. Não são muitos os turistas ou aventureiros que vem para cá.
Se tiver tempo, é possível continuar a caminhada por mais 700 metros e visitar Puig de la Força para ver ainda mais um pouco da região. Nós deixamos esse último pedacinho para uma próxima visita juntamente com o mirante de l’Avenc e o Salto de Molí-Bernat.
Ah! Se bater aquela sede ou fome, na volta a super dica é parar na casa Virupa. Eles vendem cerveja gelada com um hamburger super gostoso!
Programando sua visita
Mais informações: Site oficial de turismo ( somente em espanhol )
Como chegar: 104 km de Barcelona. Siga sempre pela C-7 até chegar na C-17 e por fim por algumas estradas rurais. O percurso é bem sinalizado e fácil de chegar.
Rotas interessantes:
- Mirante Can Xicou
- Mirante Del Castilo (3 km de caminhada fácil )
- Puig de la Força ( 700m adiante do Mirante Del Castilo )
- Salto de Molí-Bernart
- Mirante del Silenci
Onde comer: Casa Virupa
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.