Terra da autentica e saborosa paella, da deliciosa Agua de Valencia e de uma arquitetura única, Valência esbanja beleza encantando a todos que por ali passam. As principais atrações da cidade vão desde o rico centro histórico as lindas praias da região. Nós separamos aqui 10 atrações para você conhecer e curtir em Valência, terceira maior cidade da Espanha.

10. Plaza del Ayuntamiento

A Plaza del Ajuntamento é uma das praças mais bonitas e emblemáticas de Valência. Ela é rodeada por lindos edifícios construídos durante a primeira metade do século XX, sendo a Camara Municipal ou Casa Consistorial o mais importante e bonito exemplo de arquitetura neoclássica da cidade. Inicialmente a casa atuava como escola mas em 1860 se tornou a sede do governo de Valência. Sua beleza e riqueza de detalhes garantiram que o edifício fosse declarado monumento histórico-artístico de caráter nacional.

Casa Consistorial

A praça também é muito famosa entre os locais por sediar as tradicionais mascletás, disparos de petardos, que fazem parte do festival de Fallas, bastante típico de Valência e comemorado todos os anos durante o mês de março.

Outra jóia que pode ser observada ali, é a fonte circular com a escultura feita em homenagem ao primeiro Juri em Cap da cidade, Francesc de Vinatea. Os lindos edifícios e bancas de flores ao redor da fonte deixam a vista ainda mais bela.

Plaza del Ayuntamiento

09. Mercado Central

Tido como uma das obras primas do modernismo valenciano, o mercado central não pode faltar no roteiro de quem visita a cidade. A construção do lindo edifício foi iniciada em 1914 mas somente terminada em 1928 devido a constantes divergências entre seus arquitetos. A espera valeu a pena e o resultado conta com a presença de metais, colunas, cúpulas de vidros, todos com um toque gótico modernista. A abóboda central é especialmente bonita e rica em detalhes.

Considerado o maior mercado de produtos frescos da Europa, ele conta com 1.200 bancas vendendo dos mais variados alimentos, desde frutos do mar a especiarias e embutidos típicos espanhóis. Todos os dias, passam por aqui, chefes de restaurantes e donos de casa em busca dos melhores ingredientes para enriquecer seus pratos. Passam por aqui também curiosos como nós, afim de admirar a arquitetura do local e saborear os quitutes deliciosos ou exquisitos como dizem os espanhóis.

Mercado Central de Valência

08. Igreja de São João do Mercado

Ao lado do mercado central, está a charmosa paróquia de São João do Mercado. Ela foi intitulada Real em 1858 pela Rainha Isabel II e catalogada como monumento histórico-artístico de caráter nacional em 1947.

Inicialmente aqui havia uma mesquita que em 1240 foi transformada em uma capela. A igreja ficava fora dos muros árabes mas quando a construção da muralha cristã foi erguida, ela passou a ser incluída parte da cidade de Valência.

A capela foi totalmente destruída durante um grande incêndio no século XIV e que vemos hoje é uma reprodução do edifício original.


07. Torres de Serranos

Construída entre 1392 e 1398, as Torres de Serranos faziam parte da muralha cristã erguida para proteger a cidade de ataques mas serviu principalmente para sediar cerimônias oficiais e dar passagem a oficiais e membros da família Real já que era considerada a entrada da cidade de Valência.

Em 1586, depois do grande incêndio de Valência, as Torres passaram a servir como prisão de nobres e cavaleiros, e somente em 1887 se tornou um dos principais museus da cidade. Elas tiveram também um papel importante durante a guerra civil espanhola ao esconder as principais obras do Museu do Padro.

Hoje é possível subir até o topo e apreciar lindas vistas da região.

Torres de Serranos

06. Lonja ou Bolsa da Seda

Importante centro comercial construído entre 1483 e 1533, serviu inicialmente para negociações da seda e posteriormente eram feitos aqui todas as principais transações comercias da região. A extravagância arquitetônica do mercado servia também para evidenciar o poderio e riqueza de Valência durante o século XV.

Bolsa de Seda

Durante os séculos XIV e XVIII, a seda era a mercadoria mais potente da cidade o que deu o nome Lonja da Seda.

Sua linda e detalhada arquitetura gótica, juntamente com sua importante contribuição histórica para a cidade de Valência, lhe rendeu título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1996.

Sala de contratación

Merecem destaque a sala de contratación com 3 naves transversais e 5 naves longitudinais e tetos lindamente decorados com abóbodas nervurads e sustentadas por 8 colunas com 17 metros de altura, e a sala consulado del mar onde eram celebrados negociações marítimas e mercantis.

Sala consulado del mar

05. Catedral de Valência e Torre de Micalet

Com estilo predominantemente gótico, a Catedral de Valência começou a ser erguida durante o século XIII, porém como demorou séculos para ficar totalmente pronta, ela acabou ficando também com exemplos de arquitetura românica, renascentista e barroca.

Existem vestígios de uma primeira igreja erguida no século V que mais tarde, durante a conquista árabe cedeu lugar a uma mesquita, até que em 1262 o frei Andreu d’Albalat resolveu derrubar tudo e construir a nova catedral. A parte principal da catedral é bastante simples e sóbria pois ela foi construída rapidamente a fim de marcar o território cristão frente aos árabes.

A catedral guarda lindos exemplos das primeiras e melhores pinturas do Quattrocento (pré-renascentismo), porém o que faz da catedral um dos principais pontos de interesse em Valência é o fato dela conter o verdadeiro cálice da ultima ceia.

Catedral de Valência
Detalhe da Catedral de Valência

A partir da plaza de la Reina se tem lindas vistas da Torre Miguelete, adjacente a Catedral de Valência. Ela foi construída entre 1381 e 1425 e hoje é um dos símbolos mais cativantes da cidade. Exatos 203 degraus te levam no alto da torre. A escada em formato de caracol que vai ficando estreita a medida que se chega ao topo, porém as lindas vistas de Valência que se tem lá do alto compensam o esforço.

Campanario del Miguelete
Vista o alto da Torre Miguelete ( Plaza de la Virgem )

04. Praça da Mãe de Deus ou Plaza de la Virgen

Um dos principais pontos turísticos do centro histórico de Valênica, a plaza de la Virgen está exatamente onde ficava o antigo fórum romano. Ela é rodeada por impressionantes edifícios como a Basílica de Nossa Senhora dos Desamparados, a Catedral de Valência e o Palácio do Governo.

Aqui são celebradas as reuniões semanais do Tribunal das Águas onde são tomadas as decisões com relação ao uso dos canais de irrigação das águas da região.

Basílica de Nossa Senhora dos Desamparados

A fonte da praça representa o rio Túria que banha a cidade. Ela é de 1976 e tem ao centro a estátua de Netuno rodeada por 8 figuras femininas que representam os principais canais de irrigação de Valência.

A praça é palco importante para as famosas Fallas (festa típica de Valência que ocorre todos os anos em Março), já que é aqui que é feita a oferta de flores a Virgem dos desamparados.

Plaza de la Virgen

03. Palácio Del Marqués de Dos Aguas e o Museo de Cerâmica

Uma das mais belas e ricas atrações de Valência é o Museu de Cerâmica localizado no palácio que pertencia ao Marqués de Dos Aguas. o palácio data do século XVI e sua fachada é toda trabalhada em mármore com estilo rococó.

O palácio foi declarado monumento histórico-artístico de caráter nacional em 1941 e desde 1954 abriu as portas ao público para expor uma das mais incríveis coleções de cerâmica doada por Manuel González Martí.

É possível apreciar desde lindas carruagens antigas, pinturas, vestimentas, cerâmicas e azulejos valencianos. Porém o mais interessante é poder observar tudo isso ainda no formato de como era a casa do Marquês com a mobília original da época e todo o seu requinte.

Palácio Del Marquês Dos Aguas

02. Albufera e a autêntica Paella Valenciana

Ir a Valência e não provar uma deliciosa paella, é como ir a Roma e não ver o Papa. E o mais autêntico lugar para se provar o prato mais espanhol de todos fica em Albufera, já que foi ali que a famosa paella foi inventada.

Arrozais de Albufera

De origem humilde, a autêntica paella valenciana leva carne de caça, como coelho, frango e caracóis. Tudo cozido com arroz bomba cultivados em Albufera. Outros ingredientes deliciosos são as favas de feijão e vagens.

A popularidade da querida paella, fez com novos ingredientes, fossem incorporados ao prato adaptando-se a diferentes regiões da Espanha e pelo mundo.

Autêntica Paella Valenciana

O parque Natural de la Albufera fica a apenas 10 km de Valência e é o destino perfeito para passar o dia ao ar livre. Uma dica é ir até o parque para almoçar em um dos vários restaurantes da região e depois fazer um passeio de barco pelo parque e terminar o dia com um lindo por do sol com vistas incríveis da vegetação local.


01. Cidade das Artes e das Ciências

Principal complexo arquitetônico, cultural e de entretenimento em Valência, a Cidade das Artes e das Ciências concentra uma série de atrações:

  • L‘Hemisfèric, planetário com cinema IMAX.
  • Museo de les Ciències Prìncipe Felipe com atrações interativas.
  • L’Umbracle, com uma trilha que passa por lindas plantas selvagens.
  • L’Oceanogràfic, maior aquário oceanógrafo da Europa.
  • El Palau de les Arts Reina Sofia, casa de Opera com quatro grandes salões.

Os arquitetos Santiago Calatrava e Félix Candela estavam inspirados e realmente capricharam em cada detalhe ao desejar esse lindo e futurístico complexo de edifícios que dão um toque super especial a quem visita a cidade. Ele foi inaugurado em 1998 inicialmente com o l’Hemisfèric e na sequência as outras atrações foram sendo incorporadas.

Cidade das Artes e das Ciências
Palau de les Artes Reina Sofia

Uma dica é programar o seu dia de forma a visitar o complexo durante a tarde e ver o esplendoroso por do sol. Vale a pena caminhar por aqui durante a noite já que todas as atrações ficam iluminadas.

L’Hemisfèric

Veja o nosso vídeo de Valência e não deixe de curtir o nosso canal no YouTube!

Fim de semana em Valência